terça-feira, 8 de outubro de 2013

Leitura de Rompante

Actualmente a minha criança está com quatro aninhos. Trata-se de uma conquista muito grande ter tempo para ler um livro, principalmente para mim que sou uma leitora desenfreada, pois quando sou agarrada por um livro, adoro lê-lo de seguida. Ora, gostar de ler um livro como se se tratasse de ver um filme sem intervalo para pipocas, pode tornar-se difícil nesta fase da minha vida que voltei a brincar com plasticina e a andar de bicicleta na rua, ou ainda, por muito que me irrite, a jogar persistentemente os níveis dos jogos da Wii. Valeu a ajuda da minha cara-metade, que me chamava à terra quando tínhamos afazeres familiares.

Depois da casa limpa e arrumada, e dos rapazes estarem entretidos com as novas tecnologias, sorrateiramente esgueirei-me até ao escritório em busca de um livro que ainda não tivesse tido oportunidade de ler.

Descobri um livro cujas folhas ainda pareciam intactas, como se tivesse sido impresso e colocado directamente na prateleira. Fiquei surpresa pela forma como o livro aparentava ser tão novo e também
porque Paulo Coelho é um dos meus escritores preferidos. Efectivamente tenho memória curta, ou algo parecido, pois não raras vezes releio livros como se fosse a primeira vez. O livro é o grandemente conhecido - Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei.

De entre muitas coisas, diz-se que a leitura é um meio para estímulo do cérebro, que alivia o stress, que te transporta para outra realidade abstracta por via do pensamento e imaginaçao, que nos traz cultura e conhecimento. Mas estas são apenas algumas das muitas razões porque devemos ter o habito de ler, estas e outras estão muito bem descritas neste link da lista dos 100 benefícios da leitura - http://fernandajimenez.com/2012/03/07/os-100-beneficios-da-leitura/ . Para mim ler um livro é acima de tudo a possibilidade de poder estar acompanhada na minha solidão, sem preocupação se tenho rede wifi ou bateria. É poder tomar café no jardim ou embrulhar-me confortavelmente num sofá e… voar. É um momento meu, do autor e das suas personagens.

Este livro em concreto tem uma linda mensagem sobre o amor. Nos tempos de liceu fazia parte dos TPC (ainda se lembram desta sigla?!) analisar o livro e depois fazer a sua apreciação. Hoje, fora dos compromissos académicos, dou-me ao luxo de dizer apenas se aconselho ou não aconselho a leitura de um determinado livro. Quem me pede opinião conhece-me o suficiente para saber sobre a minha postura no mundo e por esta razão apenas e só digo: Muito bom livro - Independentemente do título, Paulo Coelho tem o dom da escrita e os seus livros são viciantes.


Obrigada universo pelas horas que me deste no aconchego do meu egoísmo e me permitiste a leitura deste livro esquecido na prateleira do escritório. Mas como é que é possível? Será mesmo que nunca o tinha lido? Se assim foi e acreditando que tudo chega na hora certa, ainda bem que o li agora, permitindo-me uma aproximação com o meu Deus e com o Amor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário